O que é?
O tamanho das abas ou asas nasais, caracterizado por narinas abertas ao esboçar um sorriso pode incomodar muito, mesmo que o tipo de nariz apresente harmonia e simetria com os demais traços do rosto.
O incômodo estético pode levar a insegurança na vida pessoal, social e até profissional. O nariz é um órgão central e deve proporcionar equilíbrio entre as partes do rosto. A mudança pode ser feita por meio da alectomia, cirurgia que tem o propósito de diminuir as abas ou asas, nas laterais do nariz, que circundam as narinas, para corrigir assimetrias.
Essa região do nariz é formada por pele, tecido subcutâneo, gordura, tecido conectivo e mucosa. O nariz contém duas linhas imaginárias circundando pelo canto interno de cada um dos olhos, denominadas linhas intercantais.
Assim, a alectomia – considerada um refinamento da rinoplastia – é a cirurgia das asas nasais. Pode ser realizada isoladamente ou parte de uma rinoplastia completa, dependendo da avaliação do cirurgião plástico.
Para modificar o tamanho faz-se uma resseção das asas nasais. Pode ser realizada com a anestesia local. Mas se a sedação for venosa, a cirurgia deve ser realizada em ambiente hospitalar.
Esse tipo de cirurgia plástica no nariz tem um pós-operatório mais tranquilo, em comparação a rinoplastia, pois não implica em fraturas ósseas e enxertos de cartilagem. O risco maior é o excesso de ressecção.
Fonte: Minha Vida